29 – Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte [Dicas e Receita]

Saiba Como Preparar o Melhor Dia do Nhoque da Fortuna Que Você Já teve!

Talvez você nunca tenha ouvido falar no Dia do Nhoque da Fortuna. Esses bolinhos de batata e farinha têm suas raízes na Itália.

Eles se integraram a cozinha da América do Sul através de imigrantes italianos no início do século XX, particularmente no Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Venezuela.

O Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte é especialmente popular no dia 29 de cada mês, então tornou-se uma tradição comer nhoque nesse dia. Dizem que quem segue essa prática tem muita sorte na vida. Será!? Bom…por via das dúvidas, não custa nada tentar!

dia-do-nhoque-da-fortuna

 Nhoque da Fortuna é tradição dia 29 (VÍDEO)

Dia do Nhoque da Fortuna (VÍDEO)

Panela de Barros – Nhoque de Batatas (VÍDEO)

Passos para Comemorar o Dia do Nhoque da Fortuna

dia-do-nhoque-da-fortuna

1 – Familiarize-se com a história por trás do Dia do Nhoque!

Quando as pessoas recebiam o seu pagamento no primeiro dia de cada mês na América do Sul, o dinheiro estava sempre apertado no final do mês.

Uma vez que havia pouco dinheiro disponível, o Nhoque da Fortuna ou da Sorte tornou-se uma boa maneira de desfrutar uma refeição saudável, de baixo custo em um orçamento limitado.

Nhoques são baratos, uma vez que tudo o que você realmente precisa são batatas e farinha, essa portanto era uma forma de lidar com os baixos orçamentos para comer no final de cada mês, e se tornou uma tradição; é isso mesmo, pessoas de diversas partes da América do Sul se reúnem no mesmo dia todos os meses (29) só para comer Nhoque.

2 – Preparar o Nhoque no último dia do mês!

Você também pode optar por comer no dia antes do dia do seu pagamento. A ideia é se reunir com amigos e família e desfrutar de uma boa refeição juntos apesar de bolsos mais vazios do que o normal.

Há muitas variações de nhoque que você pode experimentar.

3 – Colocar dinheiro sob o prato

Coloque sob cada prato para prosperidade e boa sorte. Para manter o espírito do dia do nhoque vivo, coloque uma moeda ou nota de sua escolha embaixo de cada prato.

4 – Faça um brinde!

Faça um brinde a “uma barriga cheia,e um coração feliz” e aproveite esse delicioso nhoque!

Vamos a Receita do Nhoque da Fortuna ou da Sorte!

Ingredientes para a Massa:

  • 2 batatas
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 ovo

Como Preparar a Massa:

Em uma panela grande coloque água com uma pitada de sal para ferver. Descasque as batatas e adicione à panela.

Cozinhe até ficarem macias, mas ainda firmes, cerca de 15 minutos. Escorra, e deixe esfriar. Amasse com um espremedor de batata ou garfo.

Em uma tigela grande adicione 1 xícara de purê de batata, farinha e ovo. Amasse até a massa formar uma bola. Molde pequenas porções da massa em longas “cobras”.

Em uma superfície enfarinhada, corte-a em pedaços de meia polegada.

Leve uma panela grande de água levemente salgada para ferver. Coloque o nhoque e cozinhe de 3 a 5 minutos ou até que o nhoque suba até o topo; Escorra e sirva com a carne moída.

Ingredientes para a Carne Moída:

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola média, finamente picada
  • 500g de carne moída
  • 1 pacote ou tempero pronto para carnes
  • 1 pacote de molho de tomate
  • Queijo Parmesão, para polvilhar

Como Preparar a Carne Moída:

Tempere a carne moída com o tempero para carnes e sal e pimenta à gosto. Reserve. Em uma panela aqueça o azeite e adicione a cebola. Cozinhe, mexendo por 3 minutos.

Adicione a carne moída, deixe fritar um pouco, mexendo sempre, de 5 à 7 minutos ou até dourar. Adicione o molho de tomate e deixe ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até engrossar.

Sirva o nhoque com a carne, polvilhe o queijo ralado e aproveite esse maravilhoso Nhoque da Fortuna!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

29 – Dia do Nhoque da Fortuna ou da Sorte [Dicas e Receita]
Seu Voto

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*