Receita de Bolo de Aipim Simples e Deliciosa

Aprenda a Receita de Bolo de Aipim Delicioso

Quem não gosta de uma receita de bolo de aipim seja para receber os amigos e familiares em casa para um lanche ou para a festa junina?!

Mandioca, Aipim ou Macaxeira, de nome científico Mahihot Esculenta, é um arbusto que teria tido sua origem mais remota no Oeste do Brasil (Sudeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria  disseminado pelos indígenas como cultivo alimentar principal até a Mesoamérica (Guatemala,México).

Pelas regiões do Brasil, o aipim possui muitos outros nomes tais Cadinga, Castelinha, Macamba, Maniva, Mandioca, Manivera, Moogo,Mucamba, Pão-da- América, Pau-farinha, Uaipi e Xagata. Sendo a mais comum a Mandioca.

O aipim marca muito a culinária brasileira pela diversificação do que se pode fazer com ele. Vai de pratos simples até os mais sofisticados.  Mas hoje você vai conhecer a deliciosa receita de bolo de aipim! 😉

receita de bolo de aipim

A Origem do Aipim/Mandioca

O aipim também é muito conhecido pelo nome de Mandioca. Rica em fécula e utilizada também na alimentação humana e animal ou como matéria prima para diversas indústrias.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de Mandioca.  Um grande costume por aqui é usar a farinha de mandioca para o preparo de diversos pratos tradicionais como o tutu, pirão, pato no tucupi, farofa (da mais simples até a farofa de banana!), tapioca (inclusive em cuscuz doce) e por aí vai.

Lenda da Mandioca

Conta a lenda da Mandioca que a filha de um influente Tuxaua foi expulsa pelo seu pai, chefe da tribo em que pertencia, após ter engravidado. Alguns parentes se solidarizaram e acolheram a menina levando alimentos a ela.

Uma menina linda e muito branca nasceu e ganhou o nome de Mani. Apesar das mágoas em relação à sua filha, o chefe da tribo Tuxaua não se conteve ao tomar conhecimento do nascimento da criança. Navegou rios e foi até sua filha para conhecer sua neta.

O encantamento assim se deu e o velho Tuxaua se apaixonou pela pequenina menina branca.

Mani ao completar três anos veio a falecer de forma misteriosa. Sua mãe ficou profundamente triste e acabou enterrando sua menina branca perto da cabana onde vivia.

Para sua surpresa, depois de tanta dor viu brotar  do local onde sua filha foi enterrada, uma planta que cresceu rápida e fresca. A notícia se espalhou e todos foram contemplar aquela planta miraculosa que era composta de raízes grossas e brancas.

Todos queriam prová-la em homenagem àquela criança que tanto amavam. A partir daí descobriram que ali tinha um excelente alimento para o sustento de toda uma tribo. Ganhou assim mais adiante, o nome de mandioca.

Interessante, não é!?

A Mandioca e Seus Benefícios

receita de bolo de aipim

A mandioca é uma excelente fonte de diversas vitaminas: B e C, cálcios, hidratos de carbono e minerais.

  • Promove a saúde da pele: ajuda a reduzir o aparecimento de rugas, rachaduras da pele e retarda o processo do envelhecimento.
  • A vitamina C presente na Mandioca acelera o processo de cicatrização de feridas, evita o rompimento de ligamentos, tendões e vasos sanguíneos.
  • Previne o câncer de pele.
  • Previne a osteoporose: a combinação de cálcio, manganês , zinco e cobre, ajuda a diminuir a perda de massa óssea em mulheres mais velhas, que são mais propensas a ossos fracos e de sofrerem fraturas ósseas.

Para os diabéticos, é aconselhável comer mandioca com moderação, sempre observando o acompanhamento dos pratos servidos.

Vamos à receita!

Receita de Bolo de Aipim

Ingredientes

  • 1 kg de aipim (Mandioca ou Macaxeira)
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 100 gr de manteiga
  • 200 ml de leite de coco
  • Um pacote de coco de 100 gr ralado desidratado.
  • Uma pitada de sal
  • Uma xícara de chá de leite de vaca
  • 3 ovos

Modo de Preparo

Descasque o Aipim sob água corrente para facilitar o seu trabalho;

Rale o aipim num ralador ou triture no liquidificador;

Retire o excesso de água do aipim já ralado antes de preparar a massa;

Coloque o aipim ralado ou triturado com o leite de coco e manteiga e bata em velocidade média por uma hora;

Observe sempre a consistência para não ficar rala demais;

Acrescente o açúcar, o coco ralado, sal e bata por mais 5 minutos;

Unte uma forma de preferência redonda com margarina e farinha de trigo;

Despeje a massa na forma já  untada, leve ao forno aquecido em 230 graus.

Informações sobre a Receita

Esta receita não leva fermento.

O tempo de preparo é de 45 minutos. Não abra o forno antes deste tempo.

Rende de 6 a 8 porções.

Uma dica é servir com um café fresquinho! Ou depois daquele almoço de domingo.

Delicie-se com a tradição, história e sabor dessa receita de bolo de aipim! 😉

Quem Leu Essa Receita Também Gostou de:

 

Receita de Bolo de Aipim Simples e Deliciosa
5 (100%) 4352 votos

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*