Acompanhamentos

Como Fazer Geleia de Jabuticaba

‘O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal?’

Como Fazer Geleia de Jabuticaba

Como Fazer Geleia de Jabuticaba

Aprenda a receita de como fazer geleia de jabuticaba e delicie-se! Mas antes, vamos de poesia…

O lendário poeta, Vinícius de Moraes dedicou um poema a um americano podre de rico e que não conseguia entender o porquê do ‘poetinha’, como carinhosamente o tratávamos aqui no Brasil, não querer continuar em Los Angeles, nos Estados Unidos, já que poderia permanecer por mais um ano pelo menos, na lúdica e inebriante Califórnia.

Aí, Vinícius de Moraes lhe respondeu, através de uma carta em forma de poesia, nos idos de 1962, que ao final dizia: ‘Olhe aqui Mr. Buster, me diga sinceramente uma coisa Mr. Buster:  O Sr. sabe lá o que é um choro de Pixinguinha? O Sr. sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal? O Sr. sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?

Só quem já comeu essa frutinha bem brasileira é que pode descrever o quanto ela é apaixonante e viciante.

Como Fazer Geleia de Jabuticaba: Uma Delícia Que Faz Gosto

A geleia de jabuticaba cai bem em várias ocasiões. Compõe pratos deliciosos no pão, na torrada, na broa, nos queijos variados e até nas carnes mais exóticas.

E, se tiver ainda ao seu alcance o que o poeta Vinícius de Moraes poetizou, uma jabuticabeira no quintal, melhor ainda!

Essa frutinha de polpa doce e esbranquiçada, caroço meio azedinho é uma fruta típica da Mata Atlântica e sua safra ocorre entre agosto e novembro. Em plena primavera, ela comanda o espetáculo.

Fazer uma geleia artesanal, preparada em casa é tudo de bom.  Quando estiver diante de uma jabuticabeira repleta de jabuticaba, para evitar o desperdício, faça geleias em potinhos e transforme em ‘mimos’ para presentear seus amigos.

Benefícios Que as Geleias de Frutas Fazem ao Organismo

Ter um estilo de vida saudável, mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios físicos na rotina diária, além de proporcionar saúde, a longevidade vai ser uma conseqüência.

As geleias de frutas se apresentam como alternativa para o seu paladar. São verdadeiras fontes de energia para o seu bem estar. Podem ser consumidas em diversos momentos ao longo de um dia, logicamente com moderação, por serem também calóricas.

As geleias dão aos pratos um toque especial. Elas possuem pectina, fibras solúveis e atuam na digestão positivamente. Ao preparar a sua geleia de fruta procure utilizar uma menor quantidade de açúcar, como boa opção para quem busca saúde, mas quer sabor.

As geleias de frutas avançam na culinária, do prato mais simples ao mais sofisticado. O que mais se encontra são receitas doces e salgadas que dão água na boca, só de olhar.

Para as crianças é ideal, pois repõem o gasto energético, além do sabor das frutas que jamais deve ser preterido.

Geleia de Jabutibaba, um Sabor Bem Brasileiro

Como Fazer Geleia de Jabuticaba

Depois que você aprender e souber como fazer geléia de jabuticaba, vai repetir por infinitas vezes não somente pelo sabor, mas pelos benefícios à saúde.

A polpa da jabuticaba é muito rica em ferro, fósforo, niacina e antocianinas, que são vitaminas que ajudam a melhorar a digestão.

A jabuticaba é eficaz no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores, além de ser rica em vitamina C, por isso não descarte as cascas.

Regula o intestino por ser uma excelente fonte de fibras, além de ser uma ‘viagem’ no tempo saborear essas jabuticabas que a natureza nos oferece de graça.

Geleia de Jabuticaba, Uma Delícia de Fácil Preparo!

Ingredientes

  • 1 kg de jabuticaba inteira, graúda e sem o cabinho
  • 800 ml de água
  • ½ kg de açúcar

Veja Como é Fácil Fazer a Geleia de Jabuticaba

  1. Coloque as jabuticabas de molho em uma vasilha de inox com 1 litro de água, que será suficiente para cobrir as jabuticabas;
  2. Lave-as bem lavadinhas, escorra e reserve em seguida;
  3. Em uma panela coloque 800 ml de água, deixe ferver e em seguida coloque as jabuticabas;
  4. Deixe cozinhar por uma hora e meia em fogo baixo e com a panela destampada;
  5. Retire a espuma que se formará na superfície;
  6. Quando as jabuticabas estiverem cozidas escorra a água;
  7. Agora pegue uma panela e uma peneira e coloque as jabuticabas bem cozidas na peneira;
  8. Com o auxílio de 1 espremedor de batatas, esprema as jabuticabas sobre a peneira coando;
  9. Com o sumo das jabuticabas devidamente espremidas e coadas, leve de volta para o fogo baixo e coloque o açúcar aos poucos, até a calda engrossar;
  • Mexa até ficar em forma de geléia ao mesmo tempo em que irão surgir bolhinhas rosadas na superfície;
  • Feito isso espere esfriar, coloque em um vidro bem limpo, leve para a geladeira e pronto;
  • Caso queira dar um toque diferente na geléia, aplique algumas gotas de limão que fará uma boa diferença.

Observações Sobre a Receita de Geleia de Jabuticaba

  • A duração dessa geleia na geladeira é de no máximo por 1 mês;
  • Poderá usufruir de várias maneiras como já foi dito, mas passar num pão bem fresquinho no seu café pela manhã será um deleite;
  • A geleia dependendo da concentração de polpa levará de meia hora a 45 m para atingir o ponto ideal dentro da geladeira;
  • O vidro ou vidros que for utilizar precisam ser bem lavados com água e sabão, enxaguados com água quente para evitar qualquer contaminação à geleia;
  • Sabemos que o açúcar ajuda na textura da geléia. Com 1kg de jabuticaba e ½ kg de açúcar você produzirá 800 g de geléia, quantidade suficiente para encher um pote médio e renderá umas 12 porções.
  • O tempo de investimento para ficar tudo no ponto certo é de quase três horas, mas valerá a pena.

Tudo Junto e Misturado

Como fazer geleia de jabuticaba e utilizar outros sabores misturados para fazer algo sempre bem criativo, vale a pena misturar.

A geleia de jabuticaba caseira para apresentarmos ao Mr. Buster, aquele americano podre de rico do poetinha Vinícius de Moraes você já aprendeu. Fácil demais!

Agora vamos agregar: tomilho, limão siciliano para dar um toque especial. O gosto ácido do limão vai cair bem.

Geleia de jabuticaba com casca e açúcar demerara como opção para substituir o açúcar branco será bem mais saudável, mesmo até que o custo seja mais alto, valerá a pena experimentar.

Geleia de jabuticaba com açúcar cristal, o sabor vai ficar divino e você poderá usar no seu preparo e comemorar pela sua criação caseira.

Lambuze-se com jabuticaba (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Como Fazer Geleia de Jabuticaba
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.